Voltar
criar conexões
27/7/2023

Pratique a escuta ativa: crie conexões

Você está ouvindo de verdade?

Existem muitas formas de fugir da fala do outro, mesmo estando frente a frente. Podemos nos distrair com uma notificação no celular ou nossa mente pode entrar em outro tema sem que nos demos conta. 

Ouvir fortalece nossas conexões

Mas existem muitos benefícios em realmente estar presente e ouvir o que o outro tem a dizer, principalmente, o fortalecimento dos nossos relacionamentos. Conexões mais profundas, diferente das relações superficiais, podem nos tornar mais fortes e confiantes. Quando escutamos nossos filhos, pais, cônjuges, amigos e até colegas de trabalho, temos a chance de nos aproximar mais deles e criar laços duradouros e de qualidade. 

Quem é ouvido se sente mais valorizado

Somente quando escutamos de fato o que alguém está dizendo, conseguimos oferecer respostas que podem realmente contribuir para o seu crescimento. Para quem está sendo ouvindo, perceber o interesse e depois receber um feedback estruturado e coerente pode ser um grande incentivo.  

Como ser um ouvinte melhor

Ouvir é uma habilidade, que como tantas outras, pode ser adquirida. A escuta ativa tem muito a ver com a prática da atenção plena, que nos leva a ficar presente, como uma meditação. Mesmo que as dicas a seguir pareçam um óbvias de uma interação, na vida real, podem ser pouco praticadas e é sempre bom lembrar: 

Evitar as distrações: colocar o celular no silencioso e buscar ter foco no outro para evitar as distrações do ambiente.

Ter empatia: tentar evitar julgamentos de valor, simplesmente se colocando no lugar do outro enquanto escuta. Nossos gestos, expressões faciais e interrupções podem desestruturar a fala.

Mostrar que está prestando atenção: podemos usar recursos da linguagem, como “ok”, “certo” ou “entendo”. E também pedir para que a pessoa repita uma informação ou fale mais devagar. 

Escutar para aprender: sempre podemos aprender algo novo com uma conversa, mesmo que seja algo sobre nós mesmos ou sobre o outro. 

Por fim, é importante escutar até o final antes de começar a expor opiniões, muitas vezes supomos saber para onde a conversa está indo ou ficamos ansiosos para falar, mas ouvir é um ato de generosidade que exige esforço cognitivo, tempo e paciência.

Na BB Seguros, nós ouvimos você

Sabia que cliente Superprotegido tem atendimento priorizado nos nossos canais da BB Seguros? Basta informar seu CPF nas centrais de atendimento. 

Voltar
ao topo